terça-feira, 6 de abril de 2010

Obesidade - Cão e Gato

A obesidade é um estado de saúde caracterizado pela acumulação excessiva de de gordura periférica. Nutricionalmente, a obesidade resulta de um desequilíbrio entre a alimentação e o consumo energético do animal, já que as calorias que não são necessárias à actividade diária são armazenadas sob a forma de gordura. Nos animais, considera-se que existe excesso de peso até 15% acima do peso ideal e considera-se obeso se estiver mais de 15% acima deste valor.


A forma mais fácil para verificar se o seu animal tem excesso de peso é tentando sentir as costelas do seu animal, passando a mão pelo tórax. Caso sinta dificuldade em perceber os contornos das costelas o seu cão provavelmente tem excesso de peso.


O tratamento da obesidade consiste numa alteração da abordagem alimentar do animal, tanto ao nível da quantidade de alimento quanto ao tipo de alimento. O tipo de alimentação deverá ser recomendado pelo seu Médico Veterinário e consistirá numa dieta médica de baixa densidade energética. Os hábitos comportamentais são também importantes neste processo devendo-se, sempre que possível, fomentar o exercício físico do animal.


Passear, correr e brincar irá estimular o organismo e aumentar o consumo de energia. A natação, no caso dos cães e o estimulo de todas as brincadeiras dos gatos são excelentes complementos neste processo.


A transição do tipo de dieta alimentar e a alteração da quantidade devem ser graduais, assim como todo o processo de controlo de peso, podendo demorar 6 meses a atingir o peso desejado. Consulte o seu Médico Veterinário para informações mais detalhadas e específicas para o seu animal de estimação.

Sem comentários:

Enviar um comentário